29/06/2016

O que é?

Outdoor Learning traduzindo para o português significa Aprendizagem ao Ar Livre.
O conteúdo apresentado abaixo foi extraído de uma publicação do IOL (Institute for Outdoor Learning) e une de forma impecável o contexto que envolve essa metodologia de ensinamento.

“O que é aprendizagem ao ar livre?

  • Aprendizagem ao ar livre é um termo amplo que inclui: brincar ao ar livre na infância, os projetos da escola, educação ambiental, atividades recreativas e de aventura, programas de desenvolvimento pessoal e social, expedições, formação de equipe, treinamento de liderança, desenvolvimento de gestão, educação para a sustentabilidade, aventura terapia… e muito mais. O aprendizado ao ar livre não tem um limite claramente definido, mas ele tem um núcleo comum…
  • Todas as formas de aprendizagem ao ar livre valorizam a experiência direta.
    Aprendizagem ao ar livre pode apresentar um contraste dramático em relação a uma sala de aula. A experiência direta ao ar livre é mais motivadora e tem mais impacto e credibilidade. Através de um ensino qualificado, interpretação ou facilitação, experiências ao ar livre tornam-se prontamente uma fonte estimulante de fascinação, crescimento pessoal e avanços na aprendizagem.
  • Aprendizagem ao ar livre é uma atividade de ensinamento do lado de fora.
    Em aprendizagem ao ar livre os participantes aprendem através do que eles fazem, através do que eles encontram e por que eles descobrem. Os participantes aprendem sobre o ar livre, a si mesmos e uns aos outros, ao mesmo tempo, aprendendo habilidades ao ar livre. A aprendizagem prontamente desenvolve as habilidades de aprendizagem de investigação, experimentação, feedback, reflexão, avaliação e aprendizagem cooperativa.
  • Aprendizagem ao ar livre é a verdadeira aprendizagem.
    Não só a aprendizagem ao ar livre acontece nos ambientes naturais onde os participantes podem ver, ouvir, tocar e cheirar a coisas como realmente são, mas também acontece em um espaço onde as ações têm resultados reais e consequências. Aprendizagem ao ar livre pode ajudar a trazer vida a muitas disciplinas escolares e ao mesmo tempo proporcionar oportunidades experimentais para a realização do objetivo Currículo Nacional “para habilitar os alunos a responder positivamente às oportunidades, desafios e responsabilidades, para gerir o risco e para lidar com a mudança e adversidade.” Fonte: DfES & QCA, o currículo nacional, tem como objetivo para o currículo escolar ‘de 1999.
  • Aprendizagem ao ar livre amplia os horizontes e estimula novos interesses.
    Não há limite para as experiências e curiosidades que ambientes e atividades ao ar livre podem despertar. Os participantes frequentemente descobrem potenciais, capacidades e interesses que os surpreende e quem os cerca. Códigos de segurança fornecem limites claros e objetivos de aprendizagem dar uma direção clara, mas aprendizagem ao ar livre atrai energia e inspiração de todos os lados. “Ampliar horizontes” é um resultado comum.
  • Aprendizagem ao ar livre é se tornando cada vez mais integrada.
    Muitas formas de aprendizagem ao ar livre estão cruzando as fronteiras tradicionais: os prestadores de recreação estão prestando mais atenção ao desenvolvimento pessoal e social; prestadores de formação de desenvolvimento estão mostrando mais interesse em meio ambiente e sustentabilidade; estudos de campo estão cada vez mais ativos e em desenvolvimento. As experiências dos participantes são enriquecidas como prestadores a desenvolver uma visão mais ampla e prática integrada.
  • Mudança contínua na aprendizagem ao ar livre.
    Desde a sua formação, em 2001, pela convergência de seis organizações ao ar livre, o Instituto (IOL) influenciou as alterações descritas acima. IOL suporta redes e as partilha de boas práticas em toda a todas as formas de aprendizagem ao ar livre. As práticas e os valores incluem a promoção do respeito à diversidade, igualdade de oportunidades e o uso sustentável do meio ambiente. Novo financiamento continua a estimular novas práticas e os desenvolvimentos no setor da aprendizagem ao ar livre.

Artigo de Pesquisa Suplementar:

“A verdadeira natureza do ensino e da aprendizagem” – um artigo por Bertie Everard”

 

Aprendendo com a Natureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *