23/08/2015

Treinamento Comportamental ao Ar Livre

Adrenailha Floripa Tcal - Parque Estadual do Rio Vermelho - Acampamento 13 Foto Beto Costa corte

O Treinamento Comportamental ao Ar Livre (T.C.A.L.) é uma modalidade de treinamento empresarial em que são desenvolvidas competências comportamentais dos participantes por meio de atividades em contato com a natureza. As atividades são especialmente projetadas em função das necessidades e objetivos do cliente.

O T.C.A.L. não deve ser confundido com a recreação, simples realização de atividades na natureza como fazer escalada, caminhada em montanha, rafting, rapel ou  qualquer outra modalidade de atividade de aventura na natureza.  Apesar de todo o divertimento e bem estar que geram, o fato de acontecerem ao ar livre não faz com que necessariamente se tornem um treinamento.

As atividades realizadas no T.C.A.L. são utilizadas como meio para o desenvolvimento de competências importantes para o ambiente de trabalho.

Por exemplo: em um grupo de trabalho é necessário melhorar a comunicação interpessoal. A realização de uma atividade em que a comunicação seja o fator primordial para o sucesso de sua realização pode ser utilizada como meio para que as competências relacionadas sejam desenvolvidas. Se o objetivo de sua organização é “premiar” os colaboradores com esportes na natureza, consulte-nos para a realização dessas atividades como lazer. Se o objetivo for o desenvolvimento de competências importantes para a vida profissional e pessoal de seus colaboradores, consulte a possibilidade de realizar um T.C.A.L.

A grande contribuição do T.C.A.L. como meio para desenvolvimento de pessoas e equipes é que as experiências vivenciadas durante o treinamento não são esquecidas pelos participantes. Aliar o desenvolvimento cognitivo (aprendizagem de novas competências), com o desenvolvimento emocional e afetivo (proporcionados pelo contexto em que ocorre o treinamento e pelas atividades desenvolvidas) garante condições mais apropriadas para a efetiva mudança de comportamentos e atitudes perante a vida e o trabalho. Mais do que falar sobre a necessidade de mudanças, no T.C.A.L. os participantes efetivamente vivenciam tais mudanças. Novas formas de se relacionar com o mundo, de maneira mais efetiva e prazerosa, são aprendidas e essas relações são fortalecidas.

Adrenailha Floripa Tcal - Parque Estadual do Rio Vermelho - Acampamento 23 Foto Beto Costa

O primeiro passo para a realização de um T.C.A.L. é o levantamento das necessidades, características e objetivos da empresa. Para isso, nossa equipe de consultores, em parceria com a organização contratante, avalia as competências importantes de serem desenvolvidas no T.C.A.L. e que trarão contribuições efetivas para o contexto do trabalho dos participantes.

Além dos objetivos do T.C.A.L., também são identificadas as características das pessoas que participarão do treinamento (condicionamento físico, gênero, atividades que gostam de praticar, etc.). A forma de realizar essa avaliação dependerá das características da empresa contratante.

A partir do levantamento das necessidades e objetivos, nós projetamos o T.C.A.L. de modo a integrar atividades em ambientes naturais com os objetivos definidos para o treinamento. Esse projeto leva em consideração os objetivos, local definido para treinamento, período de duração do T.C.A.L., características dos participantes, entre outros.

O T.C.A.L. pode ser realizado na própria cidade do contratante ou em outro lugar escolhido. Nós contamos com muitas opções de locais com possibilidades de atividades e de acomodação de diferentes tipos.

Adrenailha Floripa Tcal - Parque Estadual do Rio Vermelho - Acampamento 15 Foto Beto Costa

O treinamento pode ter duração de meio dia (4 horas) até uma semana inteira, dependendo dos objetivos propostos e da disponibilidade da contratante.

O projeto da atividade é elaborado por especialistas em Psicologia, Pedagogia, Administração, Educação Física, Turismo e em Atividades de Aventura, de modo a garantir um processo vivencial enriquecedor para todos os participantes e sempre com muita segurança.

Com o projeto definido e aprovado pelo contratante, é hora do T.C.A.L. propriamente dito. Uma experiência personalizada para as necessidades dos participantes e que certamente marcará a vida profissional e pessoal de cada um. As características de um T.C.A.L. projetado para uma empresa diferem muito das características de outros treinamentos por serem totalmente personalizados. Se as pessoas do grupo trabalharão em equipe ou individualmente, se será com atividades mais radicais, se terá atividades aquáticas, se envolverá atividades em meio a comunidades, se terá caráter mais intelectual do que físico, se será mais no estilo aventura, que tipos de equipamentos serão utilizados (bússolas, rádio comunicadores, balões, caiaques, equipamentos de mergulho, veleiros, pranchas de surf, material de escalada, etc.), tudo isso dependerá dos objetivos do treinamento.

O único aspecto que jamais varia no T.C.A.L. é a exigência de que todas as atividades serão seguras para os participantes. Em hipótese nenhuma serão realizadas atividades que colocam em risco desnecessário a saúde dos participantes. Todos os equipamentos utilizados tem certificação nacional e internacional e os instrutores são qualificados para esse tipo de serviço.

“O investimento no setor de treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas deve ganhou elevação de quase 38% em 2012. Dentre 285 organizações brasileiras, 54% direcionaram seus programas para o desenvolvimento de líderes.

Atualmente, 45% dessas companhias possuem um executivo sênior dedicado às estratégias de treinamento, gestão do conhecimento ou de capital humano. Este profissional reporta-se diretamente ao CEO em 29% das empresas.

O treinamento presencial clássico ainda é a principal ferramenta de T&D para 39% das organizações. Contudo, em 2011, 13% do investimento anual na área esteve diretamente relacionado à utilização de algum recurso tecnológico, como treinamentos à distância e videoconferências. O investimento exclusivo em e-learning, por exemplo, correspondeu, em média, a 8,6% do orçamento anual total em T&D.”

Em síntese:

  • Cada treinamento é planejado em função das necessidades e objetivos da empresa, das características e objetivos dos participantes, do tempo e recursos disponíveis para o treinamento;
  • As experiências vivenciadas durante a atividade permitem generalizações das aprendizagens para o ambiente de trabalho e a eficácia desse processo é atestado por nossos clientes. Mais do que falar sobre habilidades requeridas no trabalho, o T.C.A.L. desenvolve as competências importantes para formar equipes de sucesso.
  • Todas as atividades são realizadas dentro de normas de segurança internacionais que garantem o bem-estar dos participantes. Nossos programas são desenvolvidos para grupos com hospedagem em camping com infraestrutura e camping selvagem (barracas), Pousada e Hotéis.
  • Os facilitadores da Adrenailha são psicólogos, pedagogos, educadores físicos e outros profissionais com ampla experiência em treinamentos empresariais.

Proporcione experiências que efetivamente tenham impacto positivo em sua organização e sobre a qualidade de vida de seus colaboradores. Faça um T.C.A.L. conosco!

 

Zinhá-nhá

 

Veja mais fotos:

[slickr-flickr tag=”RAW” type=”galleria” captions=”on” descriptions=”on” sort=”date” direction=”descending” flickr_link=”off”]

 

Aprendendo com a Natureza!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *