Mike Horn treinando o time de futebol da Alemanha a bordo do Pangea

Treinamento ao ar livre ajuda na preparação para ser campeão da Copa do Mundo Fifa 2014?

Atividades ao ar livre podem ser consideradas como treinamento comportamental? Essas atividades realmente ajudam em alguma coisa na minha equipe, organização ou empresa?

Se você tem alguma dúvida, conheça um pouco da estratégia utilizada pela equipe da Alemanha de futebol para ser campeã da World Cup FiFa 2014.

Primeiro é bom saber que a metodologia de treinamentos comportamentais ao ar livre é embasada em mais de 60 anos de desenvolvimento em pesquisas científicas na área da Psicologia e da Educação e na experiencia viva de pessoas bem sucedidas no mundo Ar Livre como: Mike Horn ou do Brasileiro Amyr Klink.

Mike Horn tornou-se famoso em 2001, depois de completar uma viagem solo ao redor do equador, sem transporte motorizado. Em 2002, ele completou uma circunavegação solo de três meses do Círculo Ártico e, em 2006, juntamente com explorador norueguês Børge Ousland, tornaram-se os primeiros homens a viajar sem cão ou transporte motorizado para o Pólo Norte durante a escuridão permanente. Pois bem, Mike usa suas experiências para inspirar “motivar” os desportistas e outras pessoas envolvidas no trabalho desafiador como a perfuração em alto mar. Ele ajudou o time de críquete indiano a ganhar a Copa do Mundo de Críquete de 2011, pela primeira vez em 28 anos, os membros da equipe Indiana de Críquete reconhecem que o trabalho de Mike Horn foi fundamental para esta conquista.

Muito bem! o que não foi ressaltado na imprensa do Brasil é que o veleiro em que o time da Alemanha de futebol foi fazer um passeio com palestra motivacional lá no sul da Bahia, pertence a Mike Horn e que na verdade, Mike recebeu o time alemão e passou o dia “exercitando” ou “treinando” comportamentos de equipe.

No dia 10 de junho de 2014, Mike recebe a equipe de Futebol da Alemanha a bordo do veleiro Pangaea, (que foi fabricado no Brasil, em santos, foto 1 do post), para um dia de vela e inspiração nas atitudes e comportamentos de Mike, o que parece estar servindo muito bem como motivação “treinamento comportamental para nós” na preparação para a conquista da Copa do Mundo de 2014!

Mike falou sobre suas últimas expedições, fez exercícios reais de navegação com a equipe e então relaciona seus desafios para com os desafios ao concorrer uma Copa do Mundo de Futebol. A ideia de reunir os jogadores como uma equipe e não apenas como indivíduos parece que esta dando certo, diferentemente da equipe brasileira de Futebol que jogou esta copa com uma base sustentada em talentos individuais.

Se reuníssemos todos os colaboradores de uma empresa ou equipe de futebol e organizássemos um grande seminário em que grandes especialistas falassem sobre liderança, comunicação, motivação, coordenação de grupos, relações interpessoais, isso seria suficiente para produzir consistentemente bons líderes, comunicadores, colaboradores (jogadores) motivados, grupos coordenados ou ambientes de trabalho agradáveis? Provavelmente não. Se precisamos de bons cirurgiões, advogados ou jogadores, precisaremos fazer algo mais do que falar sobre cirurgia, direito ou futebol; se precisamos de mudanças e melhorias no desempenho de colaboradores, precisaremos fazer algo mais do que apenas falar sobre mudanças. A informação continua sendo importante — ela é indispensável! —, mas, sozinha, não é suficiente para produzir os resultados que esperamos. As pesquisas em psicologia da aprendizagem demonstram que informação, apenas, é muito pouco para mudar comportamentos, e parece que a Alemanha fez um golaço levando isso a sério e saiu na frente para conquistar a Copa do Mundo Fifa 2014!

A Adrenailha acredita muito nessa metodologia de treinamento, tanto que somos referência na formação de profissionais e de eventos na área de treinamentos comportamentais ao ar livre, não somos famosos como Mike Horn, mas entendemos perfeitamente que a conquista de grandes objetivos dependem de habilidades, conhecimentos e de muita atitude individual! sim! – Essas competências individuais sobrepostas e unidas em prol de um objetivo é que fazem a diferença, tornando empresas, organizações, times e pessoas campeãs.

Autor: Sérgio Machado – Coach Adventure

Fotos: (Luísa Brito, G1) e blog Mike Horn
Fontes: www.mikehorn.com – www.visiteguaruja.com – 360graus.terra.com.br – Cartilha Treinamento Comportamental Adrenailha.

Add a Comment

You must be logged in to post a comment